6 de julho de 2011

Como sou Fonoaudióloga tenho que divulgar:



Leite Materno

Feito para o bebê humano, sempre na temperatura ideal, o leite materno é o suficiente até os 6 meses e complementar até a hora que o bebê e a mãe desejarem. Sua composição e aparência muda de acordo com o crescimento da criança, para melhor se adaptar às suas necessidades.
 Nos primeiros dias de vida o seu bebê se alimentará de colostro, um leite denso e amarelado, a primeira imunizaçãoPelo terceiro ou quarto dia, ou mais, dependendo da mãe, o colostro transforma-se em leite de transição, mais claro e cremoso. Já no décimo dia, aproximadamente, que se formará o leite maduro, mais fluido e de adocicado. È nesse momento que as mães também podem pensar que possuem um leite fraco, devido a esse aspecto.

O leite materno é composto de grande parte de água, cerca de que 85%, o que demonstra que não é necessário oferecer água ou chás aos bebês em aleitamento exclusivo (até 6 meses), ou seja, que não se ingerem outros alimentos. Além disso, essa composição do leite demonstra a importância da ingestão de água e líquidos pela mãe para a produção de leite e seu bem-estar.

O leite também é composto por proteínas (essenciais para o crescimento), os açúcares (principalmente a lactose, para o desenvolvimento do cérebro, proteção contra germes e vírus, e crescimento ósseo), as gorduras (para o desenvolvimento do sistema nervoso) e as vitaminas como C, D e D, além e sais minerais, como vitamina C, D e E, além de cálcio, fósforo e um pouco de ferro.

A composição do leite maduro muda durante a mamada
. No começo, parece mais aguado, por isso é o leite da sede (tira sede do bebê), sendo rico em proteína, vitaminas, minerais e água. No fim, parece mais branco do que no começo e contém mais gordura, que vai fornecer energia. Por isso, é importante que a criança mame no mesmo seio até esgotá-lo, pois necessita tanto do leite do começo quanto do final para poder crescer e desenvolver-se bem. Se a mãe trocá-lo se seio antes de esgotá-lo, estará dando apenas o leite da sede e faltará energia para a criança crescer.


Como o leite é produzido?
Anatomicamente, só para que as mamães vejam como ocorre a produção em seu seio: o leite é produzido nos alvéolos e transportado até os seios lactíferos pelos ductos. Os seios lactíferos se localizam logo abaixo da aréola (parte escurecida da pele ao redor do mamilo, ou bico). 


O leite materno é produzido a partir de estímulos hormonais da prolactina e ocitocina, ambas estimuladas pela sucção do seio. A prolactina é responsável pela produção de leite enquanto que a ocitocina é  responsável pela sua descida para a região da aréola mamária. Por isso que costumamos dizer que quanto mais o bebê mama, mas leite a mãe terá e além disso, é com esses reflexos que mães adotivas conseguem amamentar.

Segundo Keiko Teruia, em uma entrevista a Drauzio Varela, uma forma simples de compreender a ação destes hormônios: “enquanto o bebê mama, um carteiro leva uma mensagem para a cabeça dela avisando que lá embaixo tem gente precisando de leite. Se a criança reclama – mãe, aqui não está saindo leite - o mensageiro transmite nova ordem ao cérebro materno – solte o leite – no que é logo obedecido.”
Importante lembrar que a ocitocina, ou hormônio do amor, é influenciada pelo bem-estar da mãe: situações de estresse, depressão e outros dificultam a descida do leite.

Para estimulação da prolactina, é importante: boa pega, amamentação em livre demanda e amamentação a noite (nesse horário há maior produção) e para estimulação da ocitocina: olhar e dar carinho ao bebê e estar tranqüila.

Esta informação foi retirada do site: www.bemgerar.com/comooleiteeproduzido.html

11 comentários:

soninha disse...

Excelente post!parabéns.beijinhos de paz.

Soraia Melo disse...

Oi Viviane, tudo bem?
Adorei receber sua visita no meu blog e fiquei mais feliz ainda em saber que temos duas coisas em comum.. somos fono e amamos a arte :)
Lindo post, viu?
Ja estou seguindo, assim a gente pode trocar umas ideias :)
beijinhos e um lindo dia pra vc
So *Ü*

Anônimo disse...

Oi Viviane, que blog mais lindo,amei.Vim retribuir a visita em meu blog e dizer que seu blog é lindo,não poderia deixar de te seguir,bjs

Adriana
arteevenda.blogspot.com

Anônimo disse...

Ah,Obrigada por postar o meu link,assim que vc tiver o seu me avisa tá?

Adriana
arteevenda.blogspot.com

Renata Reginato disse...

Oi Vivi!
Temos mais em comum do que a caligrafia e o artesanato... também sou fonoaudióloga.
Parabéns pelo post. Temos mesmo que divulgar a importância do aleitamento materno.
Adorei a tua visita lá no meu cantinho... Obrigada!!!
Bjos

Dayane disse...

Olá querida, vim agradecer sua visita e conhecer seu cantinho é muito lindo, parabéns. Bjs Day

Restaura Gis disse...

Olá,,nova amiga,,obrigada pela visita e volte sempre,
uma ótima semana.
Visite e sinta-se a vontade para seguir
http://gislanepimentel.blogspot.com/
http://gdecoredesign.blogspot.com/
Abrçs

Vanessa Padilha Fernandes disse...

obg por sua visitinha
adorei seu blog voltarei sempre por aqui

Janaina Melos de Araujo disse...

OLÁ...VIM FAZER UMA VISITA, E TE FALAR QUE TEM UM SELINHO NO MEU BLOG PRA VOCÊ.
BJOS
FICA COM DEUS

Nívea Araújo disse...

Amiga Vivi, parabéns pelo post.
Sou mãe de três meninas e a caçulinha tem 06 meses e amamentei e amamento exclusivamente no peito.
Passei pra retribuir a visitinha e te seguir.
Um grande abraço e uma semana cheia de Paz e Criatividade.
Bjs

KEILA ARTESANATO disse...

OI PASSEI AQUI PRA TE FAZER UMA VISITINHA, QUE BOM PODER SEGUIR UMA AMIGA FONOAUDIOLOGA, PORQUE QUANDO SURGIR UMA DUVIDA EU CORRO AQUI E TE PERGUNTO.MINHA FILHA ESPECIAL FAZ FONO DESDE OS PRIMEIROS MESES DE VIDA,PARTICULAMENTE EU VI POUCOS PROGRESSOS NESSA ÁREA, NEM É TANTO NO FALAR PORQUE APESAR DE NAO FALAR NADA ESSE NÃO É PROBLEMA, PELO MENOS PRA MIM, MAS O PROBLEMA MAIOR MESMO É NA MASTIGAÇÃO ATE HOJE ELA NÃO SABE MASTIGAR OS ALIMENTOS E NEM SEGURA-LOS NA BOCA, ELA SO ENGOLE.POR ISSO AS PESSOAS TEM DIFICULDADE EM ME AJUDAR A CUIDAR DELA JÁ Q QUASE NINGUEM CONSEGUE ALIMNTA-LA.
AMIGA DESCULPE O TANTO Q FALA QUANDO ACHO ALGUEM COM QUEM POSSO CONVERSAR SOBRE MINHAS FILHAS EU FALO DEMAIS.NORMALMENTE FALO POUCO.

Postar um comentário

Selinho que ganhei da amiga Gabi!

Selinho que ganhei da amiga Gabi!